Todas as hipóteses estão em aberto em relação ao comportamento climático durante a próxima época chuvosa. O 11.ᵒ Fórum Nacional de Antevisão Climática (FNAC), realizado na sexta-feira, indica que se pode esperar por chuvas, que poderão oscilar entre moderadas a fortes, seca severa, ciclones extremos, bem como inundações e cheias ao longo das zonas ribeirinhas.
Estes cenários deverão constar do Plano de Contingência a ser submetido brevemente ao Conselho de Ministros e, de acordo com projecções avançadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), existe uma alta probabilidade da ocorrência de chuvas normais, com tendência para acima do normal, durante a época chuvosa 2024-2025.
No período de Outubro, Novembro e Dezembro, as províncias de Gaza, Inhambane, Manica e Sofala, assim como partes da província de Maputo, incluindo a cidade da Matola, poderão ressentir-se dos efeitos das precipitações.
O meteorologista Bernardino Nhantumbo especificou que, para algumas zonas da província de Maputo, são esperadas chuvas normais, sobretudo na região mais a sul, bem como em Tete e Zambézia. Salientou que há previsão de chuvas normais, com tendência para abaixo do normal,em grande parte das províncias do Niassa, Cabo Delgado, Nampula e norte da Zambézia.
Para a segunda metade da época chuvosa, concretamente entre Janeiro, Fevereiro e Março, prevê-se alta probabilidade de precipitações normais com tendência para acima do normal nas províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Sofala, Tete e Zambézia, além de parte do Niassa. Leia mais…