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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A “sensação” que invadiu as salas de aula no país

Por Luísa Jorge

O formato tradicional do processo de ensino e aprendizagem está a mudar. Há uma nova forma de estar na sala de aula, na qual o protagonismo já não é exclusivamente do professor, pois a Inteligência Artificial (IA) está a ganhar cada vez maior campo de actuação e a conquistar utilizadores.

Pelo menos é como os entendidos na matéria fazem a leitura do cenário que se vislumbra, quando olham para o poder computacional, assim como para a quantidade, armazenamento e processamento da informação disponível na internet.

Vale a pena ressaltar que a base da IA remonta ao ano 1956 quando também surgiu a aprendizagem automática. Dali em diante, apenas seguiu a sua evolução tecnológica até ao estágio actual.

No entanto, ao longo desse processo houve visões antagónicas em relação ao uso destas ferramentas. Enquanto uns encaravam-na de forma apaixonada, outros, porém, tinham uma visão apocalíptica da sua utilidade.

Actualmente é quase incontornável falar da IA sem fazer referência a plataformas como “Chatbots”, “ChatGPT”, “Socratic”, entre outras que têm a capacidade de dialogar e buscar informação de forma sintetizada em tempo real. Leia mais…

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