O partido Revolução Democrática (RD), na província de Tete, pretende renegociar com multinacionais que exploram carvão e tabaco nesta parcela do país, caso vença as eleições legislativas e das assembleias provinciais a 9 de Outubro.
Conforme disse os seus membros em acção de caça ao voto, a ideia é reduzir os impactos das suas actividades no ambiente e compensar as populações visadas.
O delegado político da RD em Tete, Daniel Culaidza Vinte, garantiu que esta agremiação vai defender a redução do custo de energia para Tete junto da empresa Electricidade de Moçambique, referindo não perceber as razões que levam a que a energia seja cara quando é produzida nesta província.
“As pessoas dormem no quintal no verão e outras roubam energia, porque ela é muito cara. Não faz sentido. Assim como não se percebe, como a Zâmbia recebe dinheiro por conta da poluição causada pela exploração do carvão e os distritos locais não recebem nada. Precisamos do voto dos eleitores para mudar isso”, solicitou.