A inspectora da Inspecção Nacional das Actividades Económicas em Manica, Maria Fernandes, disse que o sector está a trabalhar para garantir que a população passe as festas da melhor maneira possível, apertando o cerco aos comerciantes oportunistas.
“Organizamos grupos de trabalho que já estão no terreno para inspeccionar a fixação de preços de produtos, higiene e produtos fora de prazo. Nessa actividade contamos com envolvimento de outras instituições. Já escalamos alguns estabelecimentos comerciais, armazéns, estâncias turísticas para controlarmos todas irregularidades”, indicou.
De acordo com Maria Fernandes, a actividade inspectiva até aqui levada a cabo permitiu identificar alguns casos de especulação de preços e os comerciantes terão sido sensibilizados para não elevar a seu bel-prazer os preços dos produtos, mas, segundo ela, em caso de renitência serão tomadas medidas punitivas.
“Pensamos que os comerciantes estão a responder positivamente ao nosso apelo. É um trabalho contínuo. Mesmo depois das festas do Natal e do Fim de Ano, havemos de permanecer no terreno. Também temos dialogado com comerciantes para aumentarem os stocks de produtos que têm, tendo em conta a época”, referiu a inspectora.