O Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Jorge Khalau, exortou na última terça feira, em Maputo, os cidadãos a adoptarem um comportamento cívico que lhes permita passar a quadra festiva condignamente, junto dos seus familiares e amigos.
Khalau lembrou que este período de quadra festiva é caracterizado por um movimento desusado de pessoas e bens em todo território nacional. Alguns compatriotas, em serviço no estrangeiro, vêm ao país para gozarem as suas férias e existem também cidadãos de outros países que se deslocam a Moçambique para desfrutar das belíssimas condições das estâncias turísticas e da hospitalidade ímpar que os moçambicanos oferecem.
Segundo Khalau, por essa razão, a PRM, através das suas unidades e subunidades, à luz das suas atribuições, vai garantir a ordem, segurança e tranquilidade públicas, contando, para o efeito, com a boa conduta e civismo de todos.
O Comandante-Geral falava a jornalistas durante uma conferência de Imprensa, tendo convidado os cidadãos para denunciarem à unidade policial mais próxima qualquer incidente que possa ocorrer na comunidade e que concorra para a alteração da ordem, segurança e tranquilidade públicas.
“Apelamos a todos para utilizarem objectos pirotécnicos de maneira ordeira, recaindo sobre os pais e encarregados de educação um papel preponderante na educação dos seus filhos. Aconselhamos a fazê-lo 10 minutos antes da meia-noite do dia 31 de Dezembro e 10 minutos depois de 1 de Janeiro de 2014, depois de terem observado todos os aspectos de segurança”,disse Khalau a terminar.
Entretanto, o Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique de Maputo recebeu recentemente vários meios, nomeadamente, ambulâncias, viaturas para patrulha, inspecção, serviço de bombeiros, entre outros meios possíveis para garantir segurança.