A Presidente da Assembleia da República (PAR), Verónica Macamo Ndhovo, diz que os incidentes que têm ocorrido em alguns pontos da província de Sofala, caracterizados por ataques dos homens armados da Renamo a civis e posições militares preocupam o povo moçambicano e merecem a atenção de todos, apelando para que se retorne rapidamente as conversações que conduzam ao fim desses episódios.
Verónica Macamo, que discursava por ocasião do fim dos trabalhos da Oitava Sessão Parlamentar iniciada em Outubro, exortou os deputados, em particular, e os moçambicanos, no geral, a contribuírem com ideias e acções com vista a preservação da liberdade, paz, estabilidade democrática e a unidade nacional.
“Para nós, representantes do povo, a democracia é um modo de vida, que faz parte da nossa conduta. Mais do que pregar a democracia, na Casa do Povo, promovemos e consolidamos a democracia”,disse Verónica Macamo.
No entender da PAR, os deputados devem continuar com esta postura democrática, procurando, de forma incansável, o diálogo e a conciliação em caso de conflitos, na busca de uma paz duradoira, que o povo moçambicano tanto almeja.
“A democracia faz-se e consolida-se tomando o diálogo como o elemento central para a resolução das diferenças políticas, ideológicas, religiosas ou culturais”,frisou a PAR.
Num outro momento, Verónica Macamo falou das recentes quartas eleições autárquicas de Novembro passado, as quais as considerou como tendo sido coroadas de êxito em todos os 53 municípios, onde tiveram lugar.
Sobre o decurso da sessão, ressalvou que não obstante a interrupção, a mesma foi um êxito, com as comissões de trabalho a mostrarem a sua vontade acérrima em dignificar o seu compromisso com o povo que os elegeu. Das 34 matérias agendadas, apenas nove é que ficaram de fora devido à exiguidade do tempo.