O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Dom Carlos Matsinhe, apela aos concorrentes às eleições de 9 de Outubro próximo para promoverem a desordem durante a campanha eleitoral, não incitarem ao ódio e à violência moral que têm levado à injúria e manchado o processo democrático no país.
Numa exortação à nação por ocasião do início amanhã da campanha eleitoral, Matsinhe falou da necessidade de se evitar a violência física e outras formas de injustiça, “pois todos os concorrentes são compatriotas e apenas adversários de ocasião”. Igualmente chamou atenção para não se integrar menores nas caravanas, nem membros e simpatizantes sob efeito de álcool ou estupefacientes. “Pelo que, a CNE exorta ainda aos intervenientes da campanha eleitoral que adoptem princípios e valores de paz, tolerância, compreensão, temperança, perdão, empatia e irmandade” apelou.
Para Matsinhe todos os intervenientes devem colaborar com os órgãos do Estado, tais como a Polícia da República de Moçambique e a administração pública para permitir uma campanha eleitoral pacífica e ordeira.
211
Artigo anterior