- Apela Bernardino Rafael
O Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique (CG-PRM), Bernardino Rafael, apelou hoje para que os moçambicanos façam do período eleitoral que se avizinha um momento de festa e um exemplo quando comparado com as eleições anteriores.
Falando durante a cerimônia de lançamento do Plano Operativo da PRM para as eleições gerais, denominado “Planeta Cinco”, Bernardino Rafael sublinhou que compete à PRM garantir a protecção do processo eleitoral sem pré-condicionalismos em todo o território nacional, desde a campanha eleitoral, segurança dos candidatos de todos os partidos, dos membros das Assembleias de Voto, dos materiais e locais de votação.
Salientou que a PRM vai proteger os candidatos e formações políticas mediante solicitação destes.
“Não estamos para atentar contra a vida de ninguém. Devemos parar com dramatismos no que se refere à segurança. Nós é que sabemos como se faz a segurança e conhecemos os nossos objectos de proteção, pelo que apelamos aos concorrentes para que actuem em paz e harmonia”, frisou.
Também apelou para que a Imprensa colabore disseminando mensagens construtivas e não promova debates que estimulem ao ódio, assim como pediu a colaboração dos eleitores para que não criem distúrbios nos locais de votação.