O distrito de Magude, na província de Maputo, cuja produção agrícola, pecuária e até pesqueira quase sempre está em alta, regista um aumento preocupante de casos de desnutrição que resulta de maus hábitos alimentares.
Só no primeiro semestre deste ano foram registados 173 casos, dos quais 17 graves, 57 moderados, 18 culminaram com internamento e 74 tiveram tratamento ambulatório.
Estes números contrastam os dados de igual período do ano passado, quando foram diagnosticados 89 casos que resultaram em 11 internamentos. Estes registos são referentes a menores de 15 anos, sendo que em relação a pacientes maiores de 15 anos, os serviços de saúde já contabilizaram 99 casos este ano, dos quais 54 graves e 45 moderados.
De acordo com a médica-chefe distrital, Maria Lina Sigaúque, que se mostrou preocupada em relação ao aumento de casos de desnutrição infantil, esta situação contrasta com as tendências do aumento da produção alimentar do distrito.
Referiu ainda que existem pacientes que entram nas enfermarias padecendo de outras enfermidades, contudo, durante o atendimento são detectados casos de desnutrição e, face ao cenário, disse estar a ser feito um levantamento nas zonas onde se verifica a maior parte dos casos, com vista a suprir a carência de nutrientes. Leia mais…