- Afirma Joaquim Chissano, antigo Presidente da República
“O Presidente Lazarus Chakwera destaca-se por assumir uma postura de liderança democrática e ética, que coloca a dignidade dos malawianos no centro da sua governação”, disse o antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, na qualidade de padrinho do estadista do Malawi, ortogado Doutor Honoris Causa, em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento pela Universidade Joaquim, onde é patrono.
Destacou que com recurso a uma liderança servidora e à promoção da prosperidade colectiva, a Presidência de Chakwera é definida pela constante busca de serviços e resultados de qualidade, apostando na erradicação da pobreza e na melhoria das condições sociais na saúde, habitação e educação das populações, como pressupostos para o aumento da autonomia e melhoria da dignidade dos malawianos.
“O Presidente Chakwera é um pacifista nato. Esta dimensão pacifista atraiu as lideranças dos Estados vizinhos que encontram nele uma personalidade com quem se pode dialogar e concertar posições para o bem comum”, sublinhou.