- Lazarus Chakwera, Presidente do Malawi
O Presidente da República do Malawi, Lazarus Chakwera, diz que a outorga do título de Doutor Honoris Causa, em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento pela Universidade Joaquim Chissano, reveste-se de capital importância e realça a importância das boas relações políticas, económicas e diplomáticas para o bem estar das nações e dos respectivos povos.
Discursando esta manhã em Maputo, após receber o galardão, o Presidente do Malawi reafirmou o seu cometimento de prosseguir com os cinco pilares assumidos aquando da sua investidura no ano de 2020, designadamente, boa liderança, unificação, prosperidade dos povos, combate à corrupção e implementação do Estado de direito e democrático.
Acrescentou que particularmente no seu país escolheu investir numa iniciativa designada ATM, que significa potenciar a Agricultura, Turismo e Mineração, sectores que podem impulsionar o desenvolvimento da economia daquele país, que nos últimos dias sofreu efeitos nefastos da pandemia da Covid-19, da tempestade Ana e do ciclone Freddy que assolaram aquele país.
“Moçambique é um parceiro estratégico para a República do Malawi com resultados promissores, desde os sectores dos transportes e comunicações, energia, comércio, entre outros. A cooperação internacional é o único caminho razoável para um um futuro próspero para todas as nações”, destacou.