O Presidente da República, Filipe Nyusi, entende que o mundo é caracterizado pelas inovações e acelerada transição tecnológica com impacto em transformações das economias e vidas dos jovens.
Em mensagem pela ocasião do Dia Internacional da Juventude que hoje se assinala, o Chefe do Estado destacou que “as tecnologias digitais, uma das rápidas transições, têm contribuído significativamente na eficiência e fidelidade de dados necessários para a tomada e implementação de decisões”.
Sublinhou que no âmbito da implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, das 169 metas a serem atingidas, as tecnologias digitais, como serviços, contribuem para atingir cerca de 70 por cento destas metas.
“Por isso, o lema das celebrações deste ano, que é: Juventude no Caminho Digital rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, não só reflecte a importância da digitalização na promoção do desenvolvimento, como também celebra o facto de os jovens estarem na vanguarda da inovação e do uso das tecnologias digitais” destacou.
Acrescentou que no país e no mundo inteiro os jovens distinguem-se por ser a camada social com mais acesso às tecnologias digitais, em relação aos outros grupos etários.
” Este lema também nos chama atenção para a necessidade de todos, em particular, dos jovens, a adquirirem competências digitais essenciais, para promoverem o seu progresso e de toda a sociedade porque não queremos deixar ninguém para trás” le- se na mensagem.
320
Artigo anterior