Início » Fórmula infantil para controlo da malária

Fórmula infantil para controlo da malária

Por Bento Venâncio
  • 780 mil crianças, entre os seis e dezoito meses, serão imunizadas na Zambézia

Moçambique iniciou na província da Zambézia a administração da vacina de malária em crianças, ficando os adultos para fase posterior. Com uma eficácia entre 30 e 40 por cento, pode, segundo o Ministério da Saúde, evitar mais de um milhão de casos de doença em menores de dois anos.
A malária continua a ser um dos maiores problemas de saúde pública no país, o que condiciona em parte o desenvolvimento económico. Os dados, embora indiquem redução de impacto na população (crianças e adultos), apontam um quadro preocupante: no primeiro semestre de 2024, foram registados cerca de 6.2 milhões de casos, contra cerca de 8 milhões em igual período de 2023, o que representa uma redução em 22%. No primeiro semestre de 2024 foram registados 196 óbitos intra-hospitalares, contra 211 em igual período de 2023, o que representa uma redução em 7%.
O chefe do Programa Nacional de Combate à Malária, no Ministério da Saúde, Baltazar Candrinho, explica ao domingo de que forma a estratégia de vacinação está a ser implementada.
Qual é o grau de eficácia da vacina de malária?
De acordo com os estudos efectuados até ao momento, a eficácia da vacina da malária varia entre 30% e 40% e previne as formas graves de malária e óbitos.
Estima-se que ajudará a evitar cerca de 1,5 milhão de casos em crianças com menos de dois anos. Esta eficácia é mais acentuada durante a época de alta transmissão. Leia mais…

Você pode também gostar de: