Início » AYISHA E KEANU: Promessas do piano

AYISHA E KEANU: Promessas do piano

Por Pretilério Matsinhe

Ayisha Adriano, 16 anos, e Keanu dos Santos, 17 anos, são dois adolescentes moçambicanos que encontraram na música uma paixão e estudam piano no Musiarte – Conservatória de Música e Arte Dramática, que fica na baixa da capital do país, ao pé da Fortaleza de Maputo.
“Ela está com 16 anos e a inspiração para optar pelo piano foi mesmo dentro de casa”, na família, conta a mãe da Ayisha, Eurídice Manhiça. Ayisha é neta do falecido músico Salomão Manhiça, pianista e conhecido como autor do Hino Nacional.
Foi este homem que começou a despertar na adolescente o gosto pelo piano, protagonizando, na presença dela, algumas performances que a cativaram e levaram-na a começar a imaginar-se em grandes palcos.
ginar-se em grandes palcos. Mas para lá chegar, teria de primeiro seguir seu próprio percurso. E seguiu, “empurrada” pela mãe, Eurídice, que também aprendeu piano, dança, marimba e música tradicional moçambicana.
Ayisha foi inicialmente inscrita numa das escolas de música da capital para aprender balé. A dança só durou alguns anos, mas suficientes para aprender até que se fartasse. Aos 8 anos, pediu à mãe para começar a aprender piano e foi matriculada no Musiarte, onde segue tocando e aprendendo até aos dias de hoje, mas praticando sempre em casa, com o piano que se pode dizer que é uma herança do seu avô. Leia mais…

Você pode também gostar de: