O Presidente da República, Filipe Nyusi, baptizou, recentemente, no Parque Nacional da Gorongosa (PNG), província de Sofala, um casal de leões com os nomes “Master e Mother Peace”, em homenagem ao Acordo de Cessação das Hostilidades Militares entre a Renamo e o Governo, celebrados há cinco anos naquele local.
O acto marcava o início das celebrações do Dia do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia, assinalado na quarta-feira, 31 de Julho, que neste ano decorreu sob o lema: “Fiscais de Florestas e Fauna Bravia Prontos para a Conservar o Meio Ambiente”.
Intervindo na ocasião, Filipe Nyusi recordou que para além dos problemas causados às populações, as instabilidades têm efeitos catastróficos na natureza porque contribuem para a alteração dos ecossistemas e migrações da fauna.
Explicou que a guerra provoca morte de animais e faz com que haja pouco controlo de actos ilegais como a caça e exploração de recursos. Entretanto, sublinhou que a capacidade técnica de rastreio e monitoramento da fauna bravia representa um marco importante na conservação da biodiversidade. Leia mais…
341
Artigo anterior