O Presidente da República, Filipe Nyusi, reitera o apelo para a necessidade de conservação da biodiversidade tendo em vista a protecção do meio ambiente, para o bem da actual e futuras gerações.
O apelo foi feito esta manhã, no Parque Nacional de Gorongosa (PNG), província de Sofala, por ocasião das celebrações do Dia Internacional do Fiscal de Floresta e Fauna Bravia, onde foi proclamado Campeão dos “Big Five”
“As mudanças climáticas são uma ameaça à vida selvagem e a capacidade de produção de alimentos, desempenho da economia, saúde e o bem-estar social da actual e das gerações futuras”, afirmou o Chefe do Estado moçambicano.
Destacou ainda que a nossa sobrevivência depende da estabilidade do clima e da biodiversidade. “Dados da WWF indicam que cerca de um milhão de plantas estão em ameaça de extinção. A mudança da cobertura do solo pelo desmatamento, a agricultura forçada e aumento da temperatura fazem parte das grandes ameaças à conservação da biodiversidade”, disse.
Na ocasião, Filipe Nyusi procedeu à colocação de coleiras a uma casal de leões para permitir melhor controlo do seu movimento dentro do parque, no âmbito da protecção da fauna bravia.
Entretanto, o Presidente da República lamentou a morte de dois fiscais e ferimento de outros nove pelos caçadores furtivos, apelando à maior vigilância para conter a caça furtiva.
412
Artigo anterior