Início » 90 ANOS DO ARQUIVO HISTÓRICO: Faltam meios para digitalizar a história do país

90 ANOS DO ARQUIVO HISTÓRICO: Faltam meios para digitalizar a história do país

Por Pretilério Matsinhe

O Arquivo Histórico de Moçambique (AHM) foi criado 1934 com a missão de reunir alguns arquivos dispersos e organizar uma colecção bibliográfica sobre Moçambique, fazer manuseio do acervo documental, visual e de outras características com ligação directa com a história do país.
Depois da independência, passou a funcionar sob tutela da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), sendo que, ao longo dos anos, foi responsável pela criação do Sistema Nacional de Gestão de Arquivos. Neste local, hoje é possível consultar documentos primários que têm a ver com a história do país, a expansão portuguesa, periódicos, documentos dos serviços de notariados, do período colonial, da luta de libertação e da história da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).
Os arquivos estão em vários formatos, com destaque para fotografias, microfilmes, fontes orais, mapas, panfletos, cartazes, entre outros que são consultados por estudantes, sobretudo, do curso de História, mas também por investigadores, maioritariamente estrangeiros.
Para marcar as celebrações dos 90 anos do AHM, a instituição organizou um seminário sobre os desafios de gestão de um arquivo na era digital, que teve lugar no Campus da UEM. Leia mais…

Você pode também gostar de: