O Hospital Central de Maputo (HCM) conta com novos equipamentos de cirurgias cardiovascular e torácicos fornecidos pela Cardiac Surgery intersociet Allience (CSIA), uma organização internacional que apoia o HCM em materiais para cirurgias cardíacas.
Trata-se de equipamentos como ecógrafos, válvulas cardíacas artificiais, sonda trans esofágica, entre outros consumíveis hospitalares.
Falando na ocasião, Adriano Tivane, Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e Torácico, disse que os equipamentos vão aumentar a capacida de de cirurgia cardíaca de coração aberto, passando de cerca de 50 pacientes operados para 200 por ano.
Acrescentando que, ao longo de três anos de colaboração com a CSIA, vários foram os apoios feitos em equipamento e consumíveis hospitalares e, sobretudo, na área de formação.
“A CSIA tem o HCM como hospital de referência para o apoio por via do Hospital de Cape Town, na África do Sul. Através da sua equipa cirúrgica, este hospital tem enviado cirurgiões, anestesistas e perfusionistas que trabalham connosco na realização de cirurgias aqui no HCM e elementos da nossa equipa também participam em várias formações naquele hospital”, disse.
Por sua vez, Atílio Moraís, director do Departamento de Cirurgia no HCM, em representação ao director-Geral, Mouzinho Saíde, agradeceu a organização pela alocação dos equipamentos, realçando que o apoio aparece numa altura em que a unidade sanitária carece de meios para realizar cirurgias cardiovasculares.
Refira-se que, este ano, o HCM já operou 24 pessoas e em três dias de trabalho conjunto com a equipa da CSIA serão operados mais 4 a 5 pacientes.
211
Artigo anterior