Início » HCB vai diversificar fontes de geração de energia

HCB vai diversificar fontes de geração de energia

Por Bento Venâncio
  • Projecto prevê a construção de uma central hídrica e outra fotovoltaica que vão incrementar a produção até perto de 4000 MegaWatt (MW)

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) está a esboçar estratégia de diversificação e expansão da sua capacidade produtiva que, além de ser um mecanismo de compensação energética, vai poder incrementar a capacidade de produção para cerca de 4000 MW.
Actualmente, a HCB produz 2075 MW e está em carteira o projecto de uma central solar de 400 MW e da central hídrica de Cahora Bassa Central Norte, esta última com capacidade de geração de energia firme estimada em 1245 MW.
Este e outros projectos fazem parte de um plano que aponta 2032 como o ano em que a HCB poderá materializar, efectivamente, a sua matriz de diversificação das fontes de produção de energia, com forte impacto no posicionamento de Moçambique como principal fornecedor energético regional.
Luís Sousa, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Novos Negócios na Hidroeléctrica de Cahora Bassa, esclarece que em equação estão investimentos avultados, sendo a primeira prioridade a construção da Hidroeléctrica de Mpanda Nkuwa e só depois seria operacionalizada a matriz de construção da central norte. Leia mais…

Você pode também gostar de: