As internacionais moçambicanas Delma Zita, do UTEP Miners, e Chanaya Pinto, a representar o Pen State, já trabalham sob comando de Deolinda Ngulela, no pavilhão do Desportivo, na preparação do Torneio de Pré-qualificação ao “Mundial” de Basquetebol-2026 sénior feminino.
Os trabalhos da Selecção Nacional iniciaram em Junho com as atletas que actuam na capital do país, tendo se juntado depois a extremo Ingvild Mucauro, já na décima sessão. As “Samurais” cumprem treinos bidiários, sendo o período da manhã dedicado ao ginásio e o da tarde aos trabalhos de campo.
Prevê-se ainda a apresentação de outras jogadoras que actuam no estrangeiro, designadamente as internacionais Tamara Seda, Leia Dongue, Vânia Sengo e Célia Sumbane. O “cinco” nacional vai continuar a trabalhar no pavilhão do Desportivo até ao dia 30 do mês em curso, prevendo depois realizar um estágio nos Estados Unidos da América, concretamente no Texas.
Refira-se que Moçambique está integrado no Grupo “B”, ao lado do anfitrião México, Nova Zelândia e Montenegro. O Grupo “A”, igualmente com sede no México, é composto pela Coreia do Sul, Mali, República Checa e Venezuela. A cidade de Kigali, capital do Ruanda, será a sede do Grupo “C”, que integra o Brasil, Hungria, Senegal e Filipinas e, ainda, o Grupo “D”, composto pela Grã- -Bretanha, Argentina e Líbano. (x)
QUALIFICAÇÃO AO “MUNDIAL” DE BASQUETEBOL FEMININO: Chanaya Pinto e Delma integradas na selecção
243