Bruno Belchior, André Macandza, Hélder Jantar e Albertino Raúl são alguns exemplos de humoristas que buscam formas de fidelizar o público na área que abraçaram: o “Stand Up Comedy”, termo em inglês que equivale a “comédia em pé”, em tradução livre.
É um espectáculo de humor executado por um comediante apenas, que se apresenta geralmente em pé – daí o termo “stand up” – sem acessórios, cenários, caracterização, figurantes ou o recurso teatral da quarta parede. O estilo é também chamado de “humor de cara limpa”, termo usado por alguns comediantes e veículos de comunicação.
Bruno Belchior está na vida artística desde 2008. Começou fazendo bandas desenhadas até que, ele e mais dois amigos, influenciados pelos vídeos engraçados nos canais de Youtube, como é o caso de “The Loney Island”, decidiram criar um seriado cómico, que mais tarde viria a chamar-se “Crónicas de Madjevedjeve”, mas faltava uma câmara para filmar e não só! Ao longo dos anos, aprendeu que faltava público para este tipo de arte, que era preciso fazer “Stand Up” para o espectador.
Os três amigos continuaram a busca por uma máquina para filmar “Crónicas de Madjevedjeve”, ao mesmo tempo que intensificavam os ensaios para deixar tudo preparado. Foi nesse contexto que conheceram Leonel Mendes, do grupo ImproRiso, que na altura já tinha vídeos no seu canal de Youtube.
Mendes sugeriu ao Belchior que experimentasse “Stand Up”, depois de ler o seu guião do primeiro episódio do seriado “Crónicas de Madjevedjeve”. “Fomos ensaiando algumas coisas de “Stand Up” e foi onde conheci e comecei a estudar actores como Chris Rock, Dave Chappelle, Eddie Murphy, entre outros fazedores de filmes de comédia”, revela. Leia mais…
“STAND UP COMEDY”: O humor de cara limpa
368
Artigo anterior