A entrada em vigor da nova série de notas e moedas do Metical, cuja circulação efectiva teve início no dia 16 de Junho do ano em curso, no 50.º aniversário do Banco de Moçambique e 45.º da moeda nacional, foi um dos marcos do mês de Junho, mês histórico em que se comemora, igualmente, a independência do país no dia 25.
A temática das novas notas e moedas do Metical, que conserva a tradição de enaltecimento e preservação dos valores culturais, históricos e faunísticos nacionais, condiz com as motivações por detrás da maior festa da nação moçambicana, cujas actividades terão o seu apogeu na terça-feira.
Importante lembrar que a nova série mantém a composição de seis denominações de notas bancárias, ou seja, as denominações de 1000, 500 e 200 Meticais em substracto de papel, e as denominações de 100, 50 e 20 Meticais em substracto de polímero. Relativamente às moedas, foi reduzido o número de denominações, das actuais nove para sete, mantendo-se as de 10, 5, 2 e 1 Meticais, bem como as de 50, 10 e 1 centavos, tendo sido retiradas as denominações de 20 e 5 centavos. Leia mais…
510
Artigo anterior