O Governo aprovou, no ano passado, 277 projectos de investimento em todo o país, avaliados em mais de dois biliões de dólares norte-americanos, o que, a ser concretizado ao longo deste e dos próximos anos, poderá dar origem a cerca de 18 mil postos de trabalho.
Deste universo, 261 projectos somam um orçamento de mais de um bilião de dólares e tem o potencial de gerar à volta de 16 mil postos de trabalho em regime geral e 16 projectos com investimento estimado em 250 milhões de dólares, susceptíveis de criar 2232 postos de trabalho de regime especial (Zona Económica Especial e Zona Franca Industrial).
Do volume de investimento total aprovado, o valor de 423 milhões de dólares, correspondendo a 19 por cento, constitui Investimento Directo Nacional (IDN), e mais de um bilião, equivalente a 48.97 por cento, corresponde ao Investimento Directo Estrangeiro (IDE), e o remanescente, que são 713 milhões de dólares, será realizado mediante empréstimos e/ou suprimentos.
Em termos de origem dos investidores, apurámos que se trata de 30 países, de entre os quais se destacam as Ilhas Maurícias, com 452 milhões de dólares, China prevê investir 309 milhões de dólares, Estados Unidos da América (EUA) pretende aplicar 74 milhões, Namíbia tem 70 milhões e Índia tem em vista aplicar 51 milhões de dólares. Leia mais…
359