Início » Projecto social beneficia mulheres afectadas por violência 

Projecto social beneficia mulheres afectadas por violência 

Por Jornal domingo

Duzentas e sessenta mulheres dos distritos de Cheringoma, Nhamatanda e Chibabava, na província de Sofala, beneficiam de um projecto de recuperação económica destinado a pessoas afectadas pela violência armada.

Trata-se de um plano financiado pelo Governo da Noruega em cerca de dez milhões de meticais, sendo que a maior parte do valor está a ser aplicado na formação vocacional, promoção da agricultura sustentável e micro-crédito rotativo para desenvolvimento de pequenos negócios e auto-sustento.

Numa primeira fase, o programa, que tem a duração de vinte meses, abrange 260 mulheres, segundo deu a conhecer, recentemente, o coordenador do projecto Moisés Kakano.

O responsável referiu que o projecto foi concebido pela ONU-Mulher e enquadra-se no programa de desenvolvimento do milénio que visa garantir a equidade do género  

Além da componente de formação vocacional, o projecto Paz e Segurança implementado pela Agência de Desenvolvimento Económico Local (ADEL) em Sofala, também inclui a entrega de “kits” para o auto-emprego.

Os administradores dos distritos de Chibabava, Tomé José; Cheringoma, Maria Waite, e Adamo Ossumane de Nhamatanda, foram unânimes em afirmar que com a conclusão dos cursos de formação, as mulheres estarão habilitadas a desenvolver pequenos negócios para o auto-sustento.

Orientaram-nas a, assim que iniciarem com o auto-emprego, inscreverem-se no do Instituto Nacional de Segurança Social, como forma de canalizar parte do dinheiro para assegurar a aposentadoria.

Você pode também gostar de: