A denominada “Grande Guerra”, cujo desfecho registou-se passam oito décadas, terá sido a mais expressiva demonstração de revolta e ódio no seio da humanidade, nunca concluso quanto ao número real de vítimas e dos prejuízos.
A Alemanha, do tenebroso Adolf Hitler, invadiu a Polónia, dando origem ao mais sangrento conflito que abalou quatro dos continentes do Planeta, acção bélica marcada pela ocorrência de aterradores acontecimentos, como foram os casos dos massacres “Babi Yar” e “Katyn” (intitulado Holocausto), assim como pelo lançamento das bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki. De destacar foi também o terrível ataque a “Pearl Harbor”, realizado de surpresa pela marinha japonesa, no dia 7 de Dezembro de 1941, contra a base norte-americana localizada no Havai.
O conflito foi travado entre os Aliados, compostos pelos Estados Unidos, Reino Unido, França e URSS, opondo-se ao Eixo constituído pela Itália, Alemanha e o Japão.
Os nazistas, que ascenderiam ao poder, em 1933, na Alemanha, resolveram colocar em marcha um revoltante plano de expansionismo e poderio militar, o qual os levou, Leia mais…
Guerra mundial terminou há 79 anos
262