O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa, hoje e amanhã, em Amã, Reino Hachemita da Jordânia, na Conferência internacional sob o lema: “Apelo para Acção: Resposta Humanitária Urgente para Gaza”.
A participação do Chefe do Estado nesta conferência surge em resposta ao convite formulado em conjunto pelo o Rei da Jordânia, Abdullah II ibn Al Hussein, o Presidente do Egipto, Abdel Fattah el-Sisi e o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres.
De acordo com uma nota da Presidência da República, a conferência visa mobilizar a comunidade internacional quanto à resposta urgente e colectiva, coordenada, expedita, simplificada e célere na prestação de assistência humanitária, face à catástrofe humanitária que assola as populações da faixa de Gaza e de outras regiões afectadas pelo conflito Israelo-Palestiniano.
O Presidente Nyusi faz-se acompanhar pelo ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume; vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Goncalves; embaixador de Moçambique nas Nações Unidas, Pedro Comissário, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.