Início » Falta de ração dificulta produção aquícola

Falta de ração dificulta produção aquícola

Por Idnórcio Muchanga

Até ao momento, Moçambique produz, por ano, apenas 132 toneladas de ração para peixe em cativeiro, quando a autossuficiência seria alcançada com, pelo menos, 13 mil toneladas. De permeio, o país importa mais de dois mil toneladas de ração por ano, a partir da vizinha África do Sul.
Esta situação faz com que vários aquacultores mantenham peixes em cativeiro por mais tempo, ao invés de apenas seis meses que compõe a cada ciclo de criação, de modo a dar continuidade à sua engorda até atingir o peso recomendável que variam entre 450 e 600 gramas (g) para a comercialização.
A ração dos peixes conhecida pelos códigos F1, F2, F3 e F4, está disponível apenas em sacos de 25 quilogramas (kg) e o seu preço assusta os produtores, pois é de 800 Randes, correspondentes a 3.500 Meticais. “Compramos seis sacos de ração por mês semana”, referiu.
Este cenário força os produtores a racionalizarem o produto de maneira a permitir que os peixes sejam alimentados, pelo menos, uma vez por dia, facto que influencia no seu crescimento. Leia mais…

Você pode também gostar de: