A Selecção Nacional de Hóquei em Patins vai marcar presença na quarta edição do Campeonato do Mundo de Patinagem agendado para a cidade italiana de Novara de 16 a 22 de Setembro próximo. A garantia foi dada pelo presidente da Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), Eneas Monteiro Comiche, que disse ter recebido uma resposta positiva da World Skate, federação reguladora mundial para desportos sobre patins e skate, ao pedido submetido para permitir a participação da equipa nacional após ter falhado o “Africano” no Egipto, prova na qual era obrigatória a participação para estar presente no “Mundial”.
Falando ao domingo, Eneas Comiche revelou que a World Skate aceitou “perdoar” Moçambique, atendendo ao facto de a situação de a selecção nacional não ter estado aquém das capacidades de decisão da FMP (promessas de apoios financeiros que acabaram não sendo cumpridas, e o facto deste (Eneas Comiche) ser actualmente o presidente do Comité Africano para a modalidade de hóquei em patins e ainda atendendo ao excelente histórico que o país granjeia na modalidade com participações em campeonatos do mundo desde 1978.
“Foi um trabalho que iniciou já há algum tempo, no qual procuramos explicar os nossos parceiros da World Skate que a nossa presença no Africano não dependia apenas de nós (FMP). Tínhamos promessas de apoios que acabaram por não acontecer, o que motivou a nossa ausência. Explicamos e a World Skate compreendeu e deu-nos aval para estarmos no “Mundial”. Vamos agora iniciar um trabalho junto aos nossos parceiros e procurar abrir outras portas para que desta vez a nossa presença não falhe”, referiu. Leia mais…
279