O Presidente moçambicano, Filie Nyusi, felicitou o seu adversário político, Ossufo Momade, reeleito presidente da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, no congresso realizado em Alto Molocue, província da Zambézia, zona centro do país.Falando no encerramento da sua visita de trabalho de três dias a Kigali, capital ruandesa,
Nyusi disse que ouviu que “terminou o congresso da Renamo e na qualidade de Presidente da Frelimo aproveito felicitar o vencedor das eleições. Quando há esse tido de eventos nesses partidos grandes o povo acompanha”.
Para o Chefe de Estado, o processo das eleições internas na Renamo significa estabilidade poliitica, factor que considera bom para a democracia no país, tendo sublinhado que, mesmo se tivesse ganho qualquer outro membro daquela formação política, o Governo estaria aberto a continuar a trabalhar nos dossiers colectivos, como a questão da paz.
Felicitou igualmente a Renamo por ter dado passo significativo na democracia no país, e mostrou aberto a cooperar como parceiro politico em prol do bem estar-estar dos moçambicanos.
Nyusi considera que, apesar de alguma turbulência que caracterizou o congresso da Renamo, tudo acabou bem para o bem de todos os membros e simpatizantes daquela formação política.