Início » SUCESSÃO NA PRESIDÊNCIA: Ambiente “quente” na Renamo

SUCESSÃO NA PRESIDÊNCIA: Ambiente “quente” na Renamo

Por Maria Cossa

A Renamo realiza na quarta e quinta-feira, dias 15 e 16, no distrito de Alto Molócuè, na província da Zambézia, o seu VII Congresso que tem como agenda a eleição do presidente desta formação política, que será candidato à Presidência da República nas eleições de 9 de Outubro.
Para já, cinco membros formalizaram as candidaturas e, consequentemente, manifestação de interesse para a corrida interna com o actual líder Ossufo Momade. São eles os deputados: Elias Dhlakama, Ivone Soares, Alfredo Magumisse, André Magibire e Venâncio Mondlane.
Trata-se, na verdade, de uma “avalanche de concorrentes, o que é um fenómeno novo neste partido”, conforme referem dois analistas ouvidos pelo domingo. Para eles, o facto pode ser compreendido como sendo sinónimo de democracia interna e ambiente “quente” que se vive entre os membros, “mas também de contestação à actual liderança e/ ou a busca pelas benesses que se podem alcançar quando se é o presidente do segundo partido da oposição mais votado”, assinalam.
Dércio Alfazema, analista político, diz que este conclave será um momento de alguma tensão, uma vez que a agenda principal, eleições para a escolha do novo presidente, decorre num contexto turbulento. Leia mais…

Você pode também gostar de: