As chefias das brigadas provinciais do partido Frelimo estão desde a última quinta-feira nos respectivos círculos eleitorais onde irão liderar a actividade da “caça ao voto” que inicia esta terça-feira, tendo em vista as quartas eleições autárquicas de 20 de Novembro corrente.
Durante o processo, os dirigentes da Frelimo vão aconselhar os militantes e simpatizantes a pautarem por uma campanha eleitoral pacífica e ordeira e a não ripostarem a eventuais provocações dos outros concorrentes.
Falando em Conferência de Imprensa, Raimundo Pachinuapa, chefe da brigada central afecta à província de Maputo, disse que como tem sido apanágio dos membros da Frelimo, a actividade de “caça ao voto” será um momento de grande festa e exaltação do espírito de unidade nacional.
Acrescentou que este é o entendimento que tem caracterizado esta formação política desde a sua fundação a 25 de Junho de 1962. Segundo defendeu, em caso de provocações, os seus militantes irão responder com palavras de paz e convite à harmonia social num estado de direito e democrático.
“Não queremos ouvir falar de violência. Não vamos reagir com força, mas sim, responderemos aos nossos adversários com palavras de paz, apelo para a preservação da paz e da unidade nacional,disse Pachinuapa, sublinhando que os militantes do partido estão em prontidão e convictos na vitória dos seus candidatos nos quatro municípios da província de Maputo.
Questionado sobre um eventual cenário de elevado número de abstenções devido ao clima de tensão político-militar que se vive no país, Raimundo Pachinuapa afirmou que o partido tem a sua capacidade de organização e tudo fará para que os seus membros e simpatizantes afluam às urnas.
Segundo explicou, o que está a acontecer neste momento não é novidade e Moçambique já enfrentou momentos difíceis, sobretudo durante a guerra de libertação nacional e dos 16 anos, mas que conseguiu superá-los.
Por sua vez, Conceita Sortane, chefe da brigada central destacada para a cidade de Maputo afirmou que dada ao bom desempenho do actual edil e candidato a sua própria sucessão, “a vitória da Frelimo é certa.
Vamos à campanha eleitoral para garantir a vitória do partido Frelimo e do nosso candidato que teve um desempenho satisfatório no mandato prestes a findar, de tal forma que acreditamos que os eleitores irão votar em nós, pois temos uma manifesto eleitoral que responde aos seus anseios”, disse Sortane.
Chefiam as brigadas centrais os seguintes membros da Comissão Política: cidade de Maputo, Conceita Sortane; Maputo- província, Raimundo Pachinuapa; Gaza, Alberto Vaquina, Inhambane, Eneas Comiche; Sofala, Alberto Chipande; Manica, Alcinda Abreu; Tete, Margarida Talapa, Niassa, Carvalho Muária, Zambézia, Verónica Macamo; Nampula, José Pacheco e Cabo Delgado, Eduardo Mulémbwé.