Início » Ensinemos a verdade

Ensinemos a verdade

Por Jorge Rungo
  • afirma o Presidente da República, Filipe Nyusi

O Chefe de Estado, Filipe Nyusi, defendeu em Lisboa, capital de Portugal, que os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) devem ensinar às novas gerações a verdade sobre os factos ocorridos a 25 de Abril, que, como disse, foi construído em Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
Esta convicção foi expressada no acto solene de celebração do Dia da Liberdade, também chamado de Dia da Revolução dos Cravos, realizado no Centro Cultural de Belém, e reiterada na cerimónia de lançamento do Livro do General na Reserva Atanásio Mtumuke, no final da tarde de sexta-feira, igualmente em Lisboa.
“É inegável que o 25 de Abril foi um acto militar de jovens capitães visionários e corajosos que, após 14 anos de guerra em África, compreendiam cada vez menos a razão da luta que travavam e decidiram pôr fim ao regime que sustentava esta mesma guerra”, disse.
Referiu ainda que os “capitães de Abril” inspiram às novas gerações militares portuguesas que realizam missões de paz pelo mundo, inclusive em Moçambique, e enfatizou que quando aqueles se aperceberam que não haveria qualquer quebra de moral por parte dos povos africanos, decidiram depor o regime colonial fascista. Leia mais…

Você pode também gostar de: