Início » SENSAP partilha técnicas de primeiros socorros

SENSAP partilha técnicas de primeiros socorros

Por Benjamim Wilson

A falta de obediência às mais elementares regras de primeiros socorros em situações de emergência pode levar a que se percam vidas.
Alípia Nuvunga, técnica para a área de formação do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), partilhou com a nossa Reportagem alguns procedimentos úteis num processo de salvamento.
RETIRADA DE ESTILHAÇOS
Conforme orienta Alípia Nuvunga, a retirada de um estilhaço encravado deve obedecer a algumas regras. Nesta linha, “ainda que a vítima esteja a contorcer-se ou a gritar de dor, não devemos retirar de qualquer maneira, visto que corremos o risco de cortar uma veia, colocando um ponto final à sua vida, provocarmos a paralisação da circulação nos vasos sanguíneos”.
O aconselhável é que o estilhaço seja removido na unidade sanitária, tendo em conta que poderá ter sido criada uma hemodinâmica funcional no corpo. Aclarou, na sequência, que as hemorragias externas podem fazer, a dada altura, com que a vítima entre em choque, perdendo mais sangue se for retirado o estilhaço sem obedecer a regras apropriadas. Leia mais…

Você pode também gostar de: