Início » SEGUNDO FILIPE NYUSI: Miombo não é só floresta

SEGUNDO FILIPE NYUSI: Miombo não é só floresta

Por Jornal domingo

TEXTO DE TITOS MUNGUAMBE, EM WASHINGTON

Numa altura em que o mundo se debate com o desafio de evitar que o aquecimento global ultrapasse 1,5.º Centígrado em relação à época pré-industrial, Moçambique e mais dez Estados da África Austral aceleram o passo na promoção de uma abordagem comum para a gestão sustentável e integrada da floresta de Miombo e protecção da bacia do Grande Zambeze.
É neste contexto que durante dois dias (terça e quarta-feira) políticos e especialistas africanos e dos Estados Unidos da América debateram, em Washington, a sustentabilidade da floresta de Miombo, numa Conferência Internacional organizada por Moçambique e seus parceiros, no quadro da Declaração de Maputo sobre Miombo, visando o alcance das metas sobre as mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável integrado.
O evento terminou com a adopção de uma Carta de Compromisso que visa definir os mecanismos de colaboração entre os países, sector privado e demais parceiros de cooperação para a mobilização de recursos para a implementação da Declaração de Maputo, igualmente designada por “Iniciativa de Miombo”. Leia mais…

Você pode também gostar de: