“Um livro é um brinquedo feito com letras”, diz o Pensador. Ler torna-se, portanto, uma brincadeira saudável, um casamento entre a pedagogia e o entretenimento. O facto é que se cultivando hábitos de leitura desde tenra idade, colhe-se benefícios incontáveis. Abre-se horizontes para aprendizagem, criatividade e imaginação, desempenho escolar e o enriquecimento do vocabulário e da concentração. Dá-se asas à imaginação.
E Suzana Rita, agora avó Suzana dos “Bons sonhos”, uma rubrica que conta histórias através da televisão, reforça que há necessidade de se criar núcleos de leituras nas escolas primárias, públicas e privadas, para cultivar nos petizes o gosto pela leitura. Caminhos já vêm sendo abertos.
domingo participou, semana passada, em Maputo, no movimento denominado “Oficina da Leitura e da Escrita”, promovido pela Alcance Editores, que contou com a participação de alunos das escolas primárias completas Luta Continua, 3 de Fevereiro, públicas, e colégios Shalon e Educar, do ensino privado.
O evento, que aconteceu na véspera do Dia Internacional do Livro e do Direito do Autor, que se assinala na terça-feira (23), visava estabelecer uma interacção educativa entre os alunos do ensino primário, a contadora de histórias e os escritores. Leia mais…
LITERATURA INFANTO-JUVENIL: Dar asas à imaginação
324
Artigo anterior