Início » Insignificante número de matriculados em Gaza

Insignificante número de matriculados em Gaza

Por admin

O número de alunos matriculados e que vão estudar pela primeira vez no ensino primário do primeiro grau (EP1) na província de Gaza ainda se encontra muito longe das expectativas previstas pelo sector da Educação.

Até semana passada tinham se matriculado dois mil e 931 alunos numa previsão geral de 59 mil e 35.

Um dos factores que contribui para o reduzido números de inscritos é o de deixar-se tudo para última hora, sabido que o término das matrículas aponta para Dezembro próximo.

domingoapurouque em distritos como Chókwè, Mabalane e Massangena ainda não era possível a obtenção de dados preliminares sobre alunos matriculados por causa de distâncias longas que separam escolas dentro da mesma Zona de Influencia Pedagógica (ZIP) e devido ao precário mecanismo de comunicação entre as escolas e a Direcção Provincial de Educação, em Xai-Xai.

Os indicadores salientes são os dos distritos de Chibuto (com 885 matriculados), Bilene ( com 586), Mandlakadzi ( com 353), Guija ( com 261), Massingir ( com 226), Chicualacuala ( com 175), Massangena ( com 112) e Mabalane ( com 105).

Particular destaque vai para o número significativo de raparigas matriculadas nos distritos de Bilene (com 296 raparigas), Chibuto (com 476), Madlakadzi (com 220), Chicualacuala ( com 95) e distrito de Xai-Xai ( com 85 alunas).

Aspecto a destacar no quadro geral das previsões é a participação feminina no programa de ensino, visto que perto da metade das perspectivas para o ensino na primeira classe é de raparigas, que atingem perto da metade do número esperado. No computo global pretende-se abranger 59 mil e 35 alunos, dos quais 29 mil e 394 do sexo feminino.

O destaque dos indicadores planificados para o ano lectivo 2014, em toda a província de Gaza, vai para os distritos de Xai-Xai (com nove mil 918 alunos), distrito de Chibuto (com 9 mil 375 alunos), distrito de Chókwè (com oito mil 685), distrito de Bilene (com sete mil 615), Mandlakadzi ( com sete mil 584), Guijá (com quatro mil 572) e cidade de Xai-Xai ( com quatro mil e 114 alunos por matricular).

Artur Saúde

Você pode também gostar de: