DOMINGOS NHAÚLE
em Windhoek
Mais de 27 Chefes de Estado e de Governo da África Austral e de outros quadrantes do mundo acompanharam, ontem, o povo namibiano no último adeus a Hage Geingob, terceiro Presidente da Namíbia, cujos restos mortais são depositados hoje, domingo, na Praça dos Heróis, em Windhoek, a capital namibiana, numa cerimónia que conta com a presença do Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.
O chefe do Estado moçambicano afirmou na ocasião que com a morte de Hage Geingob, a Namíbia, a região austral, Moçambique e não só perderam um líder comprometido com a paz. Nesta perspectiva, destacou o seu envolvimento na concretização do apoio da Missão Militar da SADC, tendo apontado que “o seu papel foi decisivo no envio da força da SAMIM, que combate o terrorismo em alguns distritos da província de Cabo Delgado”. Enalteceu ainda a sua importância, enquanto Presidente da Troika de Segurança da SADC, para assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, a 6 de Agosto de 2019, em Maputo.
Com efeito, no seu elogio fúnebre, declarou que: “Caro irmão e amigo, não diremos adeus, porque os heróis, não morrem. À terra vamos entregar o seu corpo, mas os seus ideais continuam nossa inspiração para a preservação da paz”. Vincou que “incentivaste a cultura de paz entre os povos, assim como desempenhaste uma missão crucial que orgulha a região”.Leia mais…