JOCA ESTÊVÃO
joca.estevao@snoticias.co.mz
Um senhor de nome Luís Ferreira Albasini, que residia no Alto Maé, incentiva os seus filhos ao gosto e entrega aos estudos, mas também à prática desportiva. O mais velho, Rodolfo Albasini, fez de tudo um pouco pelo desporto e foi projectado no futebol pela porta do 1.º de Maio. De lá passou a envergar a camisola do Ferroviário de Maputo e, não alheio às suas qualidades futebolísticas, o Futebol Clube do Porto requisitou-o.
João Albasini, que veio ao mundo a 31 de Julho de 1942, tinha o seu “mano” como referência e inspiração. Jogou basquetebol e, depois, descobriu-se que tinha queda para o atletismo, nas especialidades dos 100, 200 metros e estafetas. Sérgio Albasini, seu irmão mais novo, também praticou atletismo, antes de singrar no futebol, jogando pelo Desportivo e, depois, pelo Sporting, em Moçambique.
Quando João entrou no liceu, encontrou um grupo de meninos que jogavam futebol no Desportivo de Lourenço Marques e foi influenciado para lá ir. Dos juniores aos seniores, ficou comprovado que o país tinha um executante de qualidade; um estratega que tratava a bola por tu, boa visão de jogo, exímio em bolas paradas.Leia mais…