O Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) disponibilizou dois milhões de meticais para financiar a produção de mandioca na província de Inhambane. Numa primeira fase, o projecto será implantado nos distritos do sul da província, que produzem mais aquele tubérculo. O dinheiro vai beneficiar pequenos e grandes produtores que verão as suas áreas de produção multiplicadas.
Os financiadores acreditam que a mandioca de Inhambane tem mercado garantido localmente, pois já existem pequenas unidades de processamento em número significativo.
Ademais, em Inhambane, há uma empresa que compra e processa a mandioca para a obtenção de amido, produto vendido à Cerveja de Moçambique (CDM), na cidade da Beira. A mesma tem uma capacidade instalada de quarenta toneladas por dia, processando presentemente vinte.
Dados disponíveis indicam que no passado mês passado de Agosto foram processadas mais de 380 mil toneladas de mandioca em Inhambane para a produção do produto. A par destas unidades de processamento, existe na província outra empresa interessada na produção de etanol a partir da mandioca.
Aminosse Moisés