LUÍSA JORGE
luisa.jorge@snoticias.co.mz
Uma nova clínica especializada no tratamento do pé-diabético foi inaugurada ontem, na cidade de Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi. Trata-se da única unidade sanitária no país e na África Austral que irá proceder ao tratamento desta complicação de saúde que tem afectado pessoas com diabete, culminando em alguns casos, com a amputação dos membros inferiores.
Baptizada com o nome de um dos destacáveis estrategas do processo de libertação nacional, Marcelino dos Santos, tem 74 profissionais de saúde, de entre os quais se destacam endocrinologistas, internista, clínico geral, psicólogo, oftalmologista e optometrista, podologista, angiologista, pediatra-endocrinologista, nutricionista, enfermeiros, dentre outros técnicos de saúde. Aquela unidade sanitária tem 17 camas para internamentos e, para além do tratamento da diabete esta pretende também atender a outras enfermidades.
Aberta ao público há sensivelmente dois meses, a Clínica Marcelino dos Santos(MS) surge especificamente para preencher necessidades de que o país há muito se ressente no tratamento da diabete, uma doença que afecta aproximadamente 10 por cento da população moçambicana.
domingo apurou que no período que antecedeu à sua inauguração aquela unidade sanitária registou uma grande procura dos serviços de atendimento e tratamento do pé-diabético por parte de doentes provenientes de vários pontos do país e da região.Leia mais…