Início » As FADM devem garantir uma paz perene em Moçambique

As FADM devem garantir uma paz perene em Moçambique

Por admin

A presidente da Assembleia da República (PAR) Verónica Macamo Dlhovo desafia as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) a desenvolver todos os esforços no sentido de garantir a preservação da paz e a integridade territorial para que os moçambicanos possam dar continuidade ao combate a pobreza tendo em vista ao crescimento económico do país.

Verónica Macamo que falava momentos depois de depositar uma coroa de flores no monumentos dos heróis no município da Matola por ocasião das celebrações das cerimónias centrais do 25 de Setembro considera como um dos desafios actuais, a profissionalização e contínua modernização dos diferentes ramos das forças armadas para que dominem mais a tecnologia.

Segundo afirmou a qualidade das FADM melhorou significativamente e um dos exemplos é o seu contributo em missões humanitárias, como por exemplo, o salvamento de vidas humanas em casos de cheias e inundações e outro tipo de desastres naturais.

Na ocasião, a PAR apelou aos moçambicanos para se distanciarem de actos que possam por em causa a paz conquistada a custa do sangue dos melhores filhos desta pátria. “Neste dia especial saudamos as forças armadas que tem sabido manter inviolável o nosso território e garantir uma paz efectiva”.

Para Verónica Macamo mais do que celebrar a Dia das FADM é necessário uma reflexão sobre como distinguir e honrar os feitos daqueles que tombaram durante a luta de libertação nacional.

“Mas também é um dia de reflexão sobre o que devemos fazer para dignificar, honrar aqueles que tombaram durante a luta de libertação nacional. Dignificar e enaltecer os heróis vivos e anónimos. Portanto, 25 de Setembro é um dia muito especial que devemos celebrar pensando naquilo que é fundamental que é a preservação da paz”,disse Verónica Macamo.

Acrescentou que a efeméride deve servir igualmente do momento para a exaltação da unidade nacional e reflexão sobre como fazer com que mais pessoas melhorem as suas condições de vida.

“Um outro aspecto fundamental é que com a paz temos que criar condições para que os moçambicanos tenham uma vida condigna de tal forma que as FADM devem garantir que a paz seja perene em Moçambique”,disse Verónica Macamo sublinhando que ninguém deve por em causa os esforços em curso para a sua preservação.

Ressalvou que a guerra retrai os investidores razão pela qual sempre que haja indícios de agitação ou criação da instabilidade as pessoas devem se abster dessas práticas que em nada contribuem para o bem-estar do país.

Você pode também gostar de: