- Conselho Nacional do partido ainda sem datas
TEXTO DE DOMINGOS NHAÚLE
DOMINGOS.NHAULE@SNOTICIAS.CO.MZ
O ambiente político está em ebolição na Renamo com a aproximação do dia 17 de Janeiro, data na qual expira o mandato dos actuais órgãos, designadamente, presidente do partido, Comissão Política, Conselho Nacional, entre outros.
Até ao fecho da presente edição não se vislumbrava nada sobre a convocação, pelo menos por parte da Comissão Política, do Conselho Nacional do partido, órgão que deve eleger o candidato a presidente do partido.
Nos termos do artigo 17 dos Estatutos da Renamo, o Congresso é o órgão máximo e compete a ele, de acordo com o número 4 do artigo 20, eleger o presidente do partido, a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Nacional e Jurisdicional.
Já o artigo 21 refere que o Congresso reúne de cinco em cinco anos. No intervalo dos congressos, de acordo com o previsto no artigo 27, o órgão deliberativo é o Conselho Nacional.
O que é do conhecimento público, e veio a terreiro através do porta-voz do partido, José Manteigas, é que o actual presidente da Renamo, Ossufo Momade, é candidato natural à Presidência da República nas eleições de 9 de Outubro, em representação desta formação política.
Os pronunciamentos de José Manteigas não agradaram a alguns membros e simpatizantes da “perdiz” que se mostraram indignados e questionam as razões e os fundamentos que ditaram tal decisão. Leia mais…