Faleceu na madrugada da última sexta-feira, no Hospital Central de Maputo (HCM), vítima de doença, o jornalista Pedro Tomás Mucavele, de 54 anos de idade. Os seus restos mortais vão a
enterrar amanhã, segunda-feira, às 14 horas, no Cemitério de Michafutene, distrito de Marracuene.
O funeral será antecedido de um velório de corpo presente na sua residência no Bairro Zona Verde, Município da Matola, às 10:00 horas.
Pedro Tomás Mucavele nasceu na província de Gaza aos 11 de Abril de 1959 e, segundo fonte familiar, há cerca de duas semanas deu entrada no HCM, necessitando de uma intervenção cirúrgica urgente, o que viria a acontecer. Porém, não registou melhorias do seu estado de saúde.
Com mais de 30 anos de carreira jornalística, Pedro Mucavele foi admitido na Sociedade Noticias (SN) a 01 de Dezembro de 1980, como colaborador desportivo.
No ano seguinte passou a efectivo, entrando no quadro da Sociedade Noticias. Desvinculado do quadro do “Noticias”, em Agosto de 1983, passou depois para a revista Tempo, onde chegou a ser Chefe da Redacção deste semanário.
Actualmente, além da sua colaboração no jornal domingo, Pedro Mucavele era assessor de Comunicação do Centro de Pesquisa em População e Saúde (CEPSA), uma organização não governamental moçambicana.
Licenciado em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), o malogrado deixa viúva e quatro filhos.
Neste momento de dor, o colectivo de jornalistas do semanário domingoendereça à família enlutada as mais sentidas condolências.