Inhambane está a registar entrada massiva de turistas nacionais e estrangeiros por ocasião da quadra festiva, estimando-se que cerca de 50 mil escalem aquela província.
De acordo com o porta-voz do Conselho dos Serviços Províncias de Representação do Estado, Samuel Júnior, foi reactivado o grupo multissectorial de coordenação e monitoria da quadra festiva. Neste momento, há alguns produtos e serviços sobre pressão em termos de procura (arroz, frango, ovo, óleo, batata-reno, bebidas, combustíveis, entre outros).
Júnior disse que em termos de disponibilidade dos produtos essenciais, do trabalho realizado na província com enfoque nos principais centros comerciais e armazenistas das cidades de Inhambane, Maxixe, Vilankulo e distrito de Massinga, apurou-se que o abastecimento para a presente quadra festiva é satisfatório.
Relativamente aos preços, regista-se uma ligeira subida. A batata-reno varia entre 60 e 80 meticais o quilograma, contra 40 a 50 aplicados antes do período das festas. O de tomate varia entre 80 e 100 meticais. O frango congelado pode ser adquirido entre 360 e 390, contra 320 e 350 meticais, e o ovo custa entre 150 e 160 meticais a dúzia, contra 120 e 130, antes do surgimento da gripe aviária.
ÁGUA E LUZ
Para garantir o fornecimento contínuo de água, foi elaborado o plano de contingência e escala do piquete operativo para o sistema de abastecimento do precioso líquido, no sentido de responder às avarias dos motores das electrobombas, rupturas nas adutoras nos distritos. Para corrente eléctrica, além de manutenções e inspecções nas linhas de média tensão e adopção de medidas preventivas e correctivas, foi activado o grupo gerador de subestação de Inhambane, para responder a qualquer eventualidade. Leia mais…