TEXTO DE FRANCISCO MANJATE
Andry Rajoelina foi investido, ontem, como Chefe do Estado de Madagáscar para mais um mandato de cinco anos. O acto de posse foi honrado pela presença, na capital Antananarivo, do Presidente da República, Filipe Nyusi, num evento testemunhado por mais de 40 mil pessoas que lotaram o Estádio Mahamanina Baena, localizado no centro desta cidade.
A presença do Chefe do Estado como convidado especial sublinha a forte diplomacia nacional, o valor e o prestígio que Moçambique tem estado a granjear sob liderança do Presidente Filipe Nyusi.
Explica igualmente esta acção o facto de, nos últimos anos, ter sido o Chefe do Estado moçambicano que, no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), está a trabalhar no sentido de ajudar a solucionar vários problemas que apoquentam este país, sempre na perspectiva do diálogo como princípio para ultrapassar qualquer diferendo que opõe as partes.
Ademais, a crise política com que vinha se debatendo Madagáscar, desde os fatídicos acontecimentos de 2009, que levaram à saída precipitada do poder de Marc Ravalomanana da chefia do Estado, este país vinha sendo isolado no palco internacional. Leia mais…