Cento e trinta técnicos do Centro de Formação Profissional de Inhassoro, província de Inhambane, foram graduados, há dias, em diferentes cursos ministrados naquela instituição de educação profissional, com duração de dezoito meses. Trata-se de técnicos dos cursos de Electricidade, Manutenção Industrial, Mecânica, Soldadura e Processos Químicos e Processamento de Gás. Do total de graduados, nove formandos beneficiaram de bolsas pagas pelo Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto e nove do Apoio do Desenvolvimento Local (ADEL).
Realce-se ainda que 72 formandos na área de Processamento de Gás tiveram estágio remunerado na SASOL, onde 32 já têm emprego assegurado.
A cerimónia de graduação contou com a participação do Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, que, na ocasião, ressaltou a importância de os mais novos técnicos aplicarem os conhecimentos adquiridos com competência e qualidade, entretanto sem desistir de aprender sempre. Enfatizou a importância de compartilharem os conhecimentos adquiridos com outros jovens, visando a criação de postos de trabalho e geração de renda, sendo esta uma forma de reduzir o nível de desemprego no país.
Petersburgo acrescentou que a mão-de-obra jovem é estratégica para o sector produtivo, especialmente na indústria extractiva, como exploração de gás, petróleo ou outros recursos naturais. Destacou o desenvolvimento em Inhassoro e incentivou os graduados a buscarem oportunidades em outras províncias do país, tendo na sequência mencionado os novos empreendimentos ao longo da Estrada Nacional Número, como exemplo do crescimento de Moçambique. Sublinhar que, na ocasião, foram entregues três viaturas à Delegação Provincial do Instituto de Formação Profissional Estudos Laborais Alberto Cassimo, resultado da parceria entre o Governo e a petroquímica sul africana SASOL. (X)
TEXTO DE CRESPO CUAMBA