Início » TRANSPORTE PÚBLICO: Por detrás dos sinistros

TRANSPORTE PÚBLICO: Por detrás dos sinistros

Por Jornal domingo

TEXTO DE ABIBO SELEMANE

ABIBO.SELEMANE@SNOTICIAS.CO.MZ

Nem um, nem dois. Vários. Números assustadores de acidentes de viação em todo o país, que vêm rasgando espaços noticiosos, à medida que são descarregadas estas ocorrências.

domingo percorreu alguns corredores por detrás do funcionamento dos autocarros pertencentes às cooperativas de transporte de passageiros e não só. Os motivos são mais que suficientes: há muitas vidas colocadas diariamente em perigo.

Os acidentes transformaram-se num cancro no transporte, mal de que padecem, igualmente, as empresas municipais.

Apenas para citar alguns casos, em Setembro do ano corrente, um autocarro de 40 lugares, em pleno movimento, reduziu-se em cinzas, no distrito de Marracuene, província de Maputo. Saía da Manhiça, com destino ao Terminal de Transportes do Zimpeto, cidade de Maputo. Da avaliação feita, concluiu-se que o fogo teve origem nos pneus traseiros.

Outra ocorrência deu-se em Abril do ano passado, quando um autocarro que transportava 80 passageiros, incendiou-se em plena marcha, na Avenida de Moçambique, na capital. O veículo ficou imobilizado, pouco depois de descrever a rotunda da Missão Roque. O ambiente que se seguiu resume-se em passageiros em pânico, desesperados por uma saída para se libertar do autocarro, tendo para tal sido necessário partir os vidros da porta.

DESLIZES PERIGOSOS

Na capital do país, são frequentes os deslizes desenfreados de autocarros de transporte de passageiros, nas avenidas que levam até à parte baixa da cidade.

Em Janeiro do presente ano, uma ocorrência dessa natureza deixou três pessoas feridas, quando um autocarro perdeu travões na Avenida Guerra Popular. Leia mais…

Você pode também gostar de: