- Esperança Bias, presidente da Assembleia da República
“Acaminhada multipartidária foi uma autêntica escola de aprendizagem política e democrática. Exigiu o convívio entre moçambicanos de diferentes ideologias políticas, através da expressão de ideias sobre projectos da sociedade e modelos de organização do Estado moçambicano que se pretendia”, assim definiu Esperança Bias, presidente da Assembleia da República (AR), o percurso do país no multipartidarismo.
Bias fez este pronunciamento na última sexta-feira, em Maputo, onde deputados (actuais e antigos), membros do Governo, sociedade civil, do corpo diplomático reuniram-se para a celebração dos 30 anos do Parlamento multipartidário.
O evento, que decorreu sob o lema “Assembleia da República: 30 anos Consolidando a Democracia Multipartidária”, foi parte de um conjunto de actividade que se vão estender até 8 de Dezembro de 2024, data em que a AR completará três décadas.
A presidente da Assembleia da República lembrou que o Parlamento passou a ser um dos pontos nevrálgicos e incontornáveis do debate político, contribuindo para a consolidação da jovem democracia. Leia mais…