TEXTO ABIBO SELEMANE
FOTOS DE CELSO MACASSA
Chama-se Hassane Rachide Jr., de 23 anos de idade, e inscreveu o seu nome na história do futebol nacional ao tornar-se o treinador mais novo a qualificar uma equipa de futebol ao Campeonato Nacional de Futebol (Moçambola), nomeadamente o Brera Tchumene. O feito foi consumado este ano, na sua estreia no cargo de treinador principal de uma equipa no escalão de federado.
A sua equipa fez 11 jogos no seu comando, tendo conseguido seis vitórias na fase de grupos e duas na final da poule de apuramento ao Moçambola, diante de treinadores e equipas experientes nestas andanças.
Eis o rosto desta edição do domingo. Tem o Nível “B” da CAF, curso monitorado pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF). Está a seguir as peugadas do seu pai, Aquimo Rachide, antigo jogador do Namutequelíua de Nampula (Sporting de Nampula) e que fez parte da equipa técnica das selecções nacionais jovens.
Sonhava ser um jogador de futebol profissional, na posição de avançado. Muito cedo começou a perseguir este sonho. Ingressou nos escalões de formação do clube Ferroviário de Maputo, onde esteve desde infantis, iniciados e juvenis. Mudou-se para o ABB (Associação Black Bulls), em 2018, onde jogou apenas um ano nos juniores. Leia mais…