A nova Plataforma do Sistema de Transferência e Liquidação Bancária em Tempo Real (RTGS) que, recentemente, entrou em funcionamento no país está em processo de normalização e a maioria das transacções está a ser processada normalmente, segundo a garantia dada pelo Banco Central.
Os primeiros dias foram, exclusivamente, dedicados à estabilização da plataforma. Neste contexto, com o apoio da empresa MOTRAN, provedora da plataforma RTGS, foram realizadas actividades de monitoria contínua do funcionamento do sistema; feito apoio permanente aos participantes na resolução de quaisquer dificuldades; a actualização aos participantes sobre as funcionalidades do sistema, e a realização de reuniões diárias com as equipas técnicas dos bancos para apresentação de situações anómalas verificadas pelos participantes, bem como esclarecimento de dúvidas e acções de seguimento.
Segundo o Banco Central os problemas verificados, em alguns bancos, durante a entrada em funcionamento desta plataforma deveram-se à ausência de ajustamento tecnológico adequado, para além de mudança das equipas técnicas envolvidas no processo de implementação da plataforma e ao envio de instruções de pagamento num formato diferente do acordado, o que originou a sua rejeição pelo sistema.